Professora: Elizandra E. Dos S. Pereira Moreira
Escola: E.M.E.B ® Teiji Kita Turma: Pré II B
Plano de aula – Folclore.
Objetivo: despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas.
O que o aluno poderá aprender com essa aula;
- Diversas manifestações folclóricas.
- O que são lendas.
- Produzir trabalhos artísticos.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados:
Em uma roda de conversa levantar os conhecimentos prévio dos alunos sobre:
- O que são lendas?
- Quais personagens folclóricos eles conhecem? Onde viram? O que sabe sobre eles? E assim por diante.
Estratégias e recursos da aula
Depois de fazer a roda de conversa com os alunos e diagnosticar seus conhecimentos sobre o assunto, explicar o que é o folclore e o que são lendas, após a professora irá explicar que a cada dia da semana irão escutar sobre uma lenda . E que no final da semana irão ao laboratório de informática para a conclusão das atividades com um jogo da memória.
1º dia: lenda do Curupira, após ouvirem a lenda os alunos irão realizar as atividades do L.D.I sobre o assunto – desenho da lenda e montagem do quebra-cabeça do Curupira.
2º dia: lenda do Negrinho do Pastoreio – após ouvir a lenda, os alunos devem realizar atividade de sequência de imagens : observar as imagens e enumerar de acordo com a lenda, copiar o nome do Negrinho doPastoreio. Atividade disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzjnNAxAXRvcK5VvGS8LI4HVscEyQIq4Rj_77U3RaiGs6Gk_qiOLBjX-91Yo8sgXXcrOFCiVfFQsmlU04v1Pe1l0tPyxAezKhItvt2kgCgJDBhnLUvk-cU8LNp2_5y-od6VPxl69WdRYA/s1600/Negrinho+do+Pastoreio+-+numerar+hist%C3%B3ria.png
3º dia: lenda Boto Rosa – após ouvir a lenda realizar a atividade de labirinto.
4º dia: lenda do Saci-pererê – ouvir a lenda e após realizar as atividades de:
sequência numérica, ligar os números e decobrir onde podemos prender o Saci
percepção visual – encontrar a imagem igual a que esta em destaque.
5º dia: roda de conversa sobre:
- O que aprendemos nesta semana?
- Qual lenda mais gostei?
- Qual lenda gostaria de ouvir que a professora não contou ?
Depois desta conversa a professora contará a lenda mais pedida. E para finalizar o assunto folclore os alunos irão ao laboratório jogar um jogo da memória, disponível em:
Recursos utilizados:
Rádio e CD , (durante as atividades a professora colocará musica ambiente, ou seja, um CD de músicas folclóricas), livros de lendas, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, computadores, etc.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante todo o processo, por meio de suas atividades, participação, interesse e envolvimento com o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário