Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.

Paulo Freire



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Criação de aula... folclore

Professora: Elizandra E. Dos S. Pereira Moreira
Escola: E.M.E.B ® Teiji Kita Turma: Pré II B

Plano de aula – Folclore.


Objetivo: despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas.

O que o aluno poderá aprender com essa aula;
  • Diversas manifestações folclóricas.
  • O que são lendas.
  • Produzir trabalhos artísticos.

Duração das atividades
5 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados:
Em uma roda de conversa levantar os conhecimentos prévio dos alunos sobre:
  • O que são lendas?
  • Quais personagens folclóricos eles conhecem? Onde viram? O que sabe sobre eles? E assim por diante.

Estratégias e recursos da aula
Depois de fazer a roda de conversa com os alunos e diagnosticar seus conhecimentos sobre o assunto, explicar o que é o folclore e o que são lendas, após a professora irá explicar que a cada dia da semana irão escutar sobre uma lenda . E que no final da semana irão ao laboratório de informática para a conclusão das atividades com um jogo da memória.
1º dia: lenda do Curupira, após ouvirem a lenda os alunos irão realizar as atividades do L.D.I sobre o assunto – desenho da lenda e montagem do quebra-cabeça do Curupira.
2º dia: lenda do Negrinho do Pastoreio – após ouvir a lenda, os alunos devem realizar atividade de sequência de imagens : observar as imagens e enumerar de acordo com a lenda, copiar o nome do Negrinho doPastoreio. Atividade disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzjnNAxAXRvcK5VvGS8LI4HVscEyQIq4Rj_77U3RaiGs6Gk_qiOLBjX-91Yo8sgXXcrOFCiVfFQsmlU04v1Pe1l0tPyxAezKhItvt2kgCgJDBhnLUvk-cU8LNp2_5y-od6VPxl69WdRYA/s1600/Negrinho+do+Pastoreio+-+numerar+hist%C3%B3ria.png

3º dia: lenda Boto Rosa – após ouvir a lenda realizar a atividade de labirinto.

4º dia: lenda do Saci-pererê – ouvir a lenda e após realizar as atividades de:
sequência numérica, ligar os números e decobrir onde podemos prender o Saci

percepção visual – encontrar a imagem igual a que esta em destaque.

5º dia: roda de conversa sobre:
- O que aprendemos nesta semana?
- Qual lenda mais gostei?
- Qual lenda gostaria de ouvir que a professora não contou ?
Depois desta conversa a professora contará a lenda mais pedida. E para finalizar o assunto folclore os alunos irão ao laboratório jogar um jogo da memória, disponível em:

Recursos utilizados:
Rádio e CD , (durante as atividades a professora colocará musica ambiente, ou seja, um CD de músicas folclóricas), livros de lendas, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, computadores, etc.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante todo o processo, por meio de suas atividades, participação, interesse e envolvimento com o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário